Hoje é muito comum nos depararmos com termos como diminuição do efeito estufa, uso consciente de recursos naturais, reaproveitamento de resíduos, reciclagem, dentre muitos outros.
Depositphotos.com / SergeyNivens A responsabilidade socioambiental empresarial deve prezar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.Todavia, outro termo de igual importância também devia estar tão em voga quanto os acima expostos: a responsabilidade socioambiental empresarial.
Você sabe o que é responsabilidade socioambiental empresarial?
A responsabilidade socioambiental empresarial pode ser compreendida como a forma como uma empresa interage com o meio ambiente à sua volta, envolvendo nesse patamar todos os processos que estão a ela ligados.
Clientes, colaboradores, fornecedores, funcionários; tudo que está ligado à empresa deve ser priorizado de forma ética e responsável, levando em conta todas as suas atuações e práticas, respeitando sempre o meio ambiente e promovendo meios para que os mercados em que ela atue sejam também sempre beneficiados por ações sociais e ambientais efetivas e conscientes.
Em suma, a responsabilidade socioambiental empresarial deve prezar sempre pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio em que elas vivam.
Ouvir as necessidades de sócios, fornecedores, funcionários, comunidade, consumidores e também do governo e, principalmente, conseguir incorporar essas necessidades em sua realidade local, proporcionando meios para que seja atingida a sustentabilidade, estão entre as atitudes que devem ser tomadas por empresas que queiram agir de forma socioambientalmente responsável.
Incorporar processos que promovam benefícios ambientais também estão entre as principais necessidades que devem ser adotas pelas empresas socioambientalmente responsáveis, como, por exemplo, repensar todo o seu ciclo produtivo, priorizar materiais certificados e ambientalmente corretos, baixar consideravelmente seu volume de emissões, promover a reciclagem de seus resíduos, realizar programas de compensação ambiental, atuar junto a comunidades e ONGs no processo de reciclagem, não realizar descarte de maneira incorreta em rios e lagos, não fazer uso de agentes ambientalmente tóxicos ou perigosos, fazer a gestão dos resíduos provenientes de seus produtos, bens ou serviços, dentre outros.
Todavia, a adaptação de processos dentro das empresas para que a mesma seja considerada como uma empresa socioambientalmente responsável pode gerar muitos custos. É por essa razão que muitas empresas ainda não conseguem se adaptar às formas socioambientalmente responsáveis. Nesse sentido, a adoção de pequenas práticas, simples e funcionais, que de alguma forma promovam a melhoria da qualidade de vida ou a conscientização da população ou de funcionários, já são pequenos passos de bastante valor e que, aos poucos, contribuem de forma efetiva para com o meio ambiente.