maio 18

Como acabar com as formigas sem o uso de pesticidas?

flickr.com / keeping it real Das mais de 20 mil espécies de formigas, apenas 30 delas costumam aparecer em casas e apartamentos.

O uso de pesticidas para espantar formigas é muito prejudicial para o meio ambiente e para a saúde, podendo causar contaminações e doenças respiratórias e de pele. Por isso, o ideal é que o controle de pragas seja feito por meio de métodos sustentáveis, com produtos biodegradáveis e que não sejam prejudiciais.

Uma receita caseira bastante simples e eficaz contra formigas é feita de sal, limão, vinagre e água: basta misturar todos os ingredientes em medidas iguais e colocar em um borrifador. Você pode espirrar o produto diretamente nas formigas ou nos móveis e paredes, como forma de prevenção. Você também pode acrescentar bicarbonato de sódio à mistura, aproveitando o líquido para limpar os cômodos.

Espalhar farinha de milho é outra forma de exterminar os insetos. A farinha não é digerida pelas formigas e seu consumo as leva à morte. Basta procurar o caminho das formigas e espalhar a farinha por sua extensão.

Vale, ainda, adotar medidas de prevenção, como identificar as possíveis origens das formigas e aplicar sal nos pequenos buracos, portas, janelas e entradas de animais. Outra alternativa é espremer limão, que tem um odor forte que afasta os pequenos insetos e cria uma barreira protetora. Cascas de laranja, cravo e canela em pó também funcionam.

Porém, apesar de todas as medidas descritas serem eficientes, a melhor solução é a prevenção por meio da limpeza rotineira do ambiente. Isso porque as formigas são atraídas por restos de comida e açúcares e migalhas de pão.

Veja também