set 25

Aprenda como fazer um sistema hidropônico caseiro

O sistema hidropônico é um método de cultivo que dispensa a utilização de terra, sendo indicado para locais em que o terreno é pobre, muito rochoso ou infértil. A alternativa também é muito eficaz para ambientes com espaço reduzido ou onde é impraticável a presença de uma horta tradicional — como escritórios e apartamentos.

flickr.com / Secretaria de Agricultura e Abastecimento A hidroponia é uma excelente forma de cultivo de vegetais em pequenos lugares.

O principal elemento utilizado pela hidroponia é a água, que é enriquecida com uma combinação de nutrientes que geralmente são encontrados na terra. Ficou interessado em conhecer mais sobre esta alternativa sustentável e muito prática? Então, confira como fazer um sistema hidropônico caseiro:

Sistema hidropônico caseiro: como fazer?

O primeiro passo para montar um sistema hidropônico caseiro é pensar em um local onde as raízes irão se desenvolver e a solução nutritiva que será colocada. Chamado de canal de cultivo, este espaço pode ser construído com tubos de PVC (75 mm). Para isso, deve-se fazer furos com espaçamento igual entre eles, onde serão colocadas as sementes (como se fosse o caminho feito na terra em uma horta).

Também é necessário separar um reservatório para armazenar a solução nutritiva. A dica é utilizar um galão de água que não seja transparente, pois a luz não pode entrar em contato com este componente.

Outro material fundamental é uma bomba para transportar a solução nutritiva através dos canais de cultivo. Este dispositivo pode ser encontrado em lojas de agropecuária e deve ter capacidade de, no mínimo, 100 litros por hora. Instale uma tubulação de transporte, que pode ser feita com uma mangueira ligada diretamente na bomba.

Por fim, monte uma bancada para sustentar todo o sistema hidropônico caseiro. Escolha materiais resistentes, como tubos de PVC ou madeira, para suportar toda a estrutura.

Veja também