jan 11

O que é arquitetura sustentável?

iStock.com / blackboard1965 A arquitetura sustentável alia o desenvolvimento social à construção civil.

Com a proposta de diminuir os impactos ambientais causados pela construção civil, sem deixar de lado a inovação estética e a função prática das atividades, a arquitetura sustentável visa substituir os modelos convencionais por propostas ecologicamente corretas que aliem o desenvolvimento social e ecológico com obras práticas e confortáveis.

Como a arquitetura sustentável é aplicada?

Um projeto de arquitetura sustentável considera que as construções fazem parte do ambiente, afetando-o e sendo diretamente afetado por ele em todas as suas variações (climáticas, sociais ou estruturais).

Considerando que a construção civil é responsável por quase 40% de toda a energia consumida no mundo, além de 25% de toda a madeira extraída da natureza e de 16% da água da Terra, este segmento da arquitetura adota medidas sustentáveis como: utilização de materiais reciclados, uso controlado dos recursos naturais e instalação de projetos que promovam melhor aproveitamento da água da chuva e captação de energia solar e/ou eólica.

Arquitetura sustentável antigamente

Embora muitas pessoas acreditem que a arquitetura sustentável seja uma ideia moderna e atual, ela apenas ganhou mais força e destaque nas últimas décadas, devido aos sinais evidentes da destruição ambiental.

Porém, se analisarmos atentamente, podemos perceber que os povos indígenas de todas as partes do mundo (inclusive do Brasil) tinham como proposta a construção de residências ecológicas, principalmente pela relação que possuíam com a natureza e falta de tecnologias que permitissem outros tipos de construção. Pensando assim, por séculos, os índios viveram em casas que promoviam o conceito de arquitetura sustentável.

Veja também