jan 29

Como uma fragmentadora pode ajudar com o problema de desperdício de papel nas empresas?

istock.com / Jeliva Para combater o desperdício de papel é preciso que as empresas adquiram uma fragmentadora de papel para facilitar o descarte e a reciclagem do material.

Em pleno século XXI, o desperdício de papel nas empresas chega a ser vergonhoso, especialmente se levarmos em conta as diversas possibilidades sustentáveis e economicamente viáveis. Este desperdício pode ocorrer por diversos motivos: falhas de impressão, erros e até mesmo perda de validade dos papéis. No Brasil, porém, seja comodidade ou desinformação, pouco se discute o desperdício de papel e seus impactos no caixa da empresa ou no meio ambiente.

Embora algumas empresas brasileiras já enxerguem as oportunidades da economia sustentável, que inclusive gerar muito lucro, outras ainda desconhecem ou fazem “vistas grossas” para o assunto. Assim, muitas organizações deixam de adotar medidas sustentáveis — como o reuso de água, uso consciente de energia elétrica ou garantindo o uso consciente e descarte adequado do papel.

Por que é importante evitar o desperdício de papel?

O descarte adequado do papel que já não serve mais, por exemplo, além de combater a extração ilegal de madeira (sem reflorestamento e sem árvores, temos a piora do aquecimento global, com mudanças climáticas drásticas que expõem ao risco a vida de várias espécies), contribui para a redução da poluição da água e do solo em razão de substância tóxicas presentes na celulose virgem e que atingem os lençóis.

Uma solução eficaz para acabar com o desperdício de papel nas empresas, e que já renderia uma boa economia para a organização, consista na aquisição de um equipamento chamado fragmentadora de papel.

Empresas como a Amil, por exemplo, ao adotarem esta prática de economizar o papel e fazer o descarte adequado, economizaram cerca de R$ 6,2 milhões em folhas de sulfite. A empresa hoje apenas imprime 45% do que imprimia antes, e a economia não reflete apenas no bolso: para preparar uma tonelada de papel sulfite, uma empresa de papel e celulose utiliza em média 12 árvores. Um impacto ecológico inquestionável.

Por onde começar a combater o desperdício de papel?

O primeiro passo para combater o desperdício de papel nas empresas é conscientizar as equipes sobre a importância de adotar estas pequenas mudanças de hábito. Primeiramente, é necessário definir qual a prioridade de impressão, ou seja: o que deve ou não ser registrado no papel.

Em seguida, é recomendado adquirir imediatamente uma fragmentadora de papel para proteger as informações confidenciais e facilitar o descarte para reciclagem. Com este equipamento, é possível reduzir o desperdício de papel nas empresas e dar uma destinação adequada aos papéis velhos dos arquivos. Além disso, o dispositivo garante a proteção de informações pessoais e confidenciais, uma vez que a fragmentadora tritura todo o papel.

Existem desfragmentadoras de papel de todos os tipos, das que trituram até cinco folhas por vez às industriais, que trituram entre 5 mil e 36 mil folhas de papel de uma só vez. E não é apenas o desperdício de papel nas empresas que uma boa desfragmentadora combate, já que a qualidade das fragmentadoras de papel oferecidas pela Fragmaq permite que sejam triturados também materiais mais pesados, como CDs, disquetes e cartões magnéticos.

Veja também