jul 08

Conceito de engenharia ambiental e sanitária e sua importância para o futuro

A engenharia é uma área muito ampla, que consiste na aplicação de métodos científicos, matemáticos, tecnológicos e técnicos para criar, aperfeiçoar ou implementar projetos e processos úteis para a sociedade. Existem variados campos de trabalho em que a engenharia atua, sendo que a engenharia ambiental e sanitária está inserida no mais humanizado deles, atuando junto ao meio ambiente e à saúde humana.

O principal objetivo da engenharia ambiental e sanitária é diminuir os danos causados ao meio ambiente, avaliando os níveis de poluição — seja da água, do solo ou do ar — e se empenhando para reduzi-los. Esta área também se dedica a gerenciar atividades relacionadas à coleta de materiais, ao tratamento do esgoto e ao descarte apropriado de resíduos.

O engenheiro ambiental e sanitário precisa ter conhecimento relacionado não somente ao meio ambiente e à tecnologia, mas à economia e cultura de determinada região. Este profissional pode atuar em indústrias, construtoras, secretarias do meio ambiente e empresas de energia.

Com a crescente preocupação ecológica, especialmente no que diz respeito às questões ambientais e de saúde humana, a demanda por profissionais com formação em engenharia ambiental e sanitária é cada vez maior.

O setor público é um dos que mais demandam profissionais especializados nesta área da engenharia, já que existem diversos programas governamentais que buscam eliminar o descarte inadequado de resíduos. Outro setor que constantemente busca engenheiros ambientais é a área industrial, que tem investido cada vez mais em projetos que tornem seus processos sustentáveis.

Veja também