jan 08

Confira os benefícios da sustentabilidade

A sociedade só evoluiu até este ponto graças à exploração do meio ambiente: sem o clima ideal e os recursos naturais da Terra, seria impossível a vida humana ter se desenvolvido com tamanho sucesso. Com o passar dos anos, porém, deixamos de respeitar o planeta e passamos a consumir mais do que ele pode nos oferecer — além de descartar grandes quantidades de lixo e emitir gases poluentes —, causando a destruição de florestas, rios, mares e ar.

iStock.com / kav777 A sustentabilidade consiste na capacidade da sociedade se desenvolver, sem comprometer o meio ambiente.

Por isso, mais do que nunca, a sustentabilidade deve nortear os próximos passos da humanidade. É definida como sustentabilidade a capacidade da sociedade de suprir suas necessidades sem comprometer o meio ambiente, ou seja, seguir evoluindo tecnologicamente e socialmente sem destruir a natureza.

Quais são os benefícios da sustentabilidade?

O principal benefício da sustentabilidade é preservação ambiental por meio de medidas como economia de energia elétrica, utilização de fontes alternativas de energia, reciclagem de materiais, tratamento do lixo, diminuição na emissão de gases poluentes, fim do desmatamento e incentivo ao consumismo sustentável.

A sustentabilidade garante que as próximas gerações possam viver em um mundo mais equilibrado, onde a tecnologia e o desenvolvimento social consigam evoluir sem causar danos aos ecossistemas e sem prejudicar o futuro do planeta. A qualidade de vida que sonhamos para nossos filhos e netos só será alcançada se, hoje, adotarmos a sustentabilidade em nosso dia a dia.

O primeiro passo para isso é investir na educação ambiental, especialmente entre os mais jovens. É fundamental que crianças de todo o mundo entendam que também fazem parte do meio ambiente e, justamente por isso, a sustentabilidade é essencial para o futuro da humanidade.

Veja também