mar 11

Confira uma lista com os animais mais raros do mundo

A variedade de formas de vida existentes no planeta constitui a biodiversidade, essencial para a sobrevivência de um ecossistema, uma vez que cada espécie ameaçada pode impactar ou levar à extinção de algum outro animal cuja dieta alimentar está baseada nela. As consequências afetam toda a cadeia alimentar e a natureza de modo geral.

O desaparecimento dos indivíduos de uma única espécie pode ocorrer devido a eventos naturais de grandes proporções (como ação de vulcões, glaciação ou meteoros), seleção natural — na qual os indivíduos melhor adaptados ao habitat sobrevivem e se reproduzem —, ou ação predatória, seja por meio da caça ou da destruição de ambientes.

Confira abaixo alguns dos animais mais raros do mundo e em vias de extinção e onde podem se encontrados atualmente:

Leopardo-de-amur

Encontrado em uma região fronteiriça entre a Rússia e a China, o animal, conhecido como leopardo siberiano, conta com apenas 50 exemplares em todo o mundo.

flickr.com / Art G. A espécie está em estado de ameaça crítica devido a degradação de seu habitat e da caça clandestina motivada pelo valor de sua pele.

Rinoceronte-de-sumatra

Habitante da ilha de Sumatra, na Indonésia, é a menor e mais primitiva espécie de rinoceronte. Alvo de caçadores, por causa de seus chifres, conta com menos de 275 exemplares.

Crocodilo-filipino

Restam menos de 250 exemplares desta espécie, encontrada nas Filipinas, cuja quantidade está em acentuado declínio devido à caça predatória e à ocupação de seu habitat pela agricultura.

flickr.com / Brian Gratwicke Embora sejam tomadas medidas para sua preservação, o crocodilo-filipino é, possivelmente, a espécie de crocodilo mais ameaçada do mundo.

Tartaruga-de-casco-mole

A espécie nativa da China é uma das tartarugas mais raras do mundo. Apesar do casco mole, sua mordida é bastante forte. Alimenta-se de crustáceos e peixes.

Lagartixa satânica

Apesar do nome, este animal se alimenta apenas de insetos. Nativa da ilha de Madagascar, está em vias de extinção devido à caça e destruição de seu habitat.

flickr.com / Frank Vassen De hábitos noturnos, a lagartixa satânica possui uma camuflagem surpreendente que a “esconde” entre as folhas.

Kiwi Okarito

Nativa da Nova Zelândia, esta espécie com hábitos noturnos não tem a capacidade de voar, o que a torna presa fácil para vários predadores. A colonização do país quase a levou à extinção.

Ararinha-azul

Extinta na natureza, esta espécie brasileira originária da caatinga é criada apenas em cativeiros. Estima-se que existam cerca de 80 exemplares da ave, vítima do tráfico ilegal.

Imagem: National Geografic Brasil A extinção da ararinha azul pelo tráfico de animais ocorre porque estima-se que um exemplar chega a custar milhares de dólares no mercado negro.

Bodião Wrasse

A pesca excessiva colocou em risco este peixe, que habita os corais dos oceanos Índico e Pacífico. São grandes predadores, podendo alcançar 2 m.

Rã-púrpura da Índia

Este anfíbio indiano foi descoberto apenas em 2003 e já corre sério risco de desaparecer devido ao crescimento da agricultura, que ameaça seu habitat.

Imagem: BBC A rã-púrpura da Índia passa a maior parte do ano no subterrâneo e só surge por duas semanas durante a época de monções.

Borboleta Monarca

Antes abundante, restam apenas 10% desta espécie nativa dos Estados Unidos, comparando-se há 20 anos. A utilização de herbicidas coloca sua existência em risco.

Veja também