Seja em casa, na rua ou no trabalho, os cidadãos têm cada vez mais consciência da importância das atitudes em prol do bem-estar social e ambiental. O consumidor consciente não busca apenas um produto ou serviço que ofereça custo-benefício satisfatório, mas também o conjunto de ações por trás daquilo que está comprando.
© Depositphotos.com / tiptoee As ações sustentáveis também podem mudar a maneira como os consumidores enxergam as empresas.Esse cenário faz com que as empresas — sejam grandes, médias ou pequenas — adaptem sua missão e valores para atender aos requisitos dos consumidores atentos. É nesse contexto que está inserida a sustentabilidade empresarial, que abrange o desenvolvimento da sociedade de maneira sustentável e o respeito pelo meio ambiente. Para alcançar esses ideais, a empresa deve investir na ética e em práticas de crescimento que não agridam o meio ambiente, além de colaborar com o desenvolvimento social.
Essas ações visam tornar as empresas mais sustentáveis e podem mudar a maneira com a qual os consumidores as enxergam. Porém, é preciso destacar que não deve se tratar simplesmente de marketing e modismo, mas de atitudes diárias com resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente.
Confira a seguir algumas práticas de sustentabilidade que podem ser adotadas pelas empresas:
- Respeito a todas as leis ambientais e trabalhistas e ao direito do consumidor;
- Uso racional de água, com sistemas de tratamento e reaproveitamento;
- Uso racional de eletricidade, preferencialmente proveniente de fontes limpas e renováveis;
- Reciclagem do lixo e reutilização de materiais;
- Preferência por embalagens de materiais recicláveis ou biodegradáveis;
- Apoio a projetos comunitários de desenvolvimento educacional e cultural e de preservação do meio ambiente;
- Descarte correto de esgoto e resíduos químicos, sempre utilizando filtros para poluentes;
- Orientação ao consumidor sobre o descarte correto das embalagens, de produtos com prazo de validade expirado ou que não serão mais utilizados;
- Fabricantes de pneus, pilhas, baterias, medicamentos e outros produtos poluentes devem utilizar sistema de logística reversa, para evitar o descarte no meio ambiente.