Para conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da humanidade, o Dia da Proteção às Florestas é celebrado anualmente em 17 de julho. Embora seja uma data de extrema importância para a sustentabilidade, é preciso que a sociedade adote ações simples e conscientes ao longo de todo o ano, garantindo a proteção das florestas e do meio ambiente de forma geral.
Vale lembrar que inúmeras agressões ao meio ambiente acontecem diariamente em todo o mundo, sendo que praticamente todas elas são causadas pelas ações humanas. Por isso, é fundamental que as pessoas busquem promover o equilíbrio ecológico por meio do consumo consciente dos recursos naturais e do controle da geração de resíduos e emissões atmosféricas.
Essas mudanças que acontecem ao meio ambiente são extremamente intensas e rápidas, fazendo com que nem os mecanismos naturais consigam neutralizar a tempo esses efeitos nocivos.
Você sabe quais são essas ações que tanto prejudicam o meio ambiente? Para te ajudar a entender o que desencadeia esses graves problemas e identificar qual a sua participação nesse processo, confira abaixo as principais ações humanas que afetam o meio ambiente:
5 danos ambientais causados por ações humanas
Poluição do ar
Causado pela queima de combustíveis fósseis dos transportes públicos, veículos particulares e caminhões, além de processos industriais e até mesmo pela fumaça emitida pelo cigarro.
Poluição dos oceanos
Desencadeada por poluentes domésticos (descarte de plásticos e outros resíduos incorretamente) e industriais (químicos) nos oceanos, lagos e rios.
Aterros sanitários
Causado por falha humana devido ao desperdício, falta de reciclagem e o descarte incorreto de resíduos.
Enchentes
Acontece devido ao desmatamento, eliminação de vegetação e urbanização, além da falta de saneamento básico adequado.
Destruição da camada de ozônio
A chamada camada de ozônio, responsável por proteger a superfície terrestre e todos os seres vivos dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, está sendo destruída pelo uso constante de produtos sintéticos — que incluem aerossóis, equipamentos de refrigeração, espuma e outros químicos liberados pelas indústrias.