jun 02

Conheça algumas atividades sustentáveis para fazer na semana do meio ambiente

A semana mundial do meio ambiente é comemorada entre os dias 30 de maio e 5 de junho. Trata-se de uma iniciativa criada em 1972, durante uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente. No Brasil, a data só foi estabelecida em 1981, com o objetivo de buscar apoio da sociedade brasileira para a preservação do patrimônio natural do País.

Os dias que compõem a semana do meio ambiente servem para chamar a atenção da população a respeito da importância das ações de preservação ambiental e conscientização da sociedade para a sustentabilidade. Por isso, a semana é marcada por ações que visam tratar de questões ambientais, trazendo a percepção da responsabilidade de cada um para a preservação do planeta.

Atividades sustentáveis para a semana do meio ambiente

O cuidado com o meio ambiente é de extrema importância para o equilíbrio e manutenção da vida no planeta, que deve ser um ambiente saudável, rico e livre de poluição. Nesse sentido, um dos maiores objetivos da sociedade deve ser reduzir a poluição e o consumo de combustíveis não renováveis. Isso porque a ideia é que as pessoas adotem hábitos de consumo sustentável e, com isso, consigam ajudar a preservar o meio ambiente diariamente.

Para comemorar essa data, muitas atividades são realizadas tanto em escolas como em empresas. A ideia é que as atividades comecem na data comemorativa, mas que algumas delas consigam sobreviver à semana e se tornem parte do dia a dia de crianças e adultos. Confira a seguir alguns exemplos de atividades sustentáveis que podem ser realizadas na semana do meio ambiente:

Seminários e palestras

Apostar em seminários e palestras é sempre uma boa saída para conscientizar um maior número de pessoas. Traga palestrantes para sua escola ou empresa e permita que eles dividam experiências e conceitos a respeito da sustentabilidade e do meio ambiente. Esse tipo de atividade é sempre um grande sucesso, e os palestrantes conseguem engajar os ouvintes para realizar uma mudança de atitude no dia a dia.

Jogos

No que diz respeito à educação infantil e escolar, é sempre muito legal apostar em jogos e atividades que tragam conhecimento de maneira divertida. Ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente faz com que elas cresçam já inseridas nessa realidade.

Atividades práticas

Se possível, faça com que as pessoas realizem alguma atividade prática, preferencialmente ao ar livre. Leve seus alunos ou colaboradores a uma cooperativa, parque, horto florestal, incentivando-os a entrar em contato com o meio ambiente, plantar árvores e recolher o lixo.

Gincanas

Gincanas também são excelentes para trazer diversão, sem perder o foco no aprendizado. Outra ideia legal é realizar oficinas, ensinando as pessoas a criar sabão biodegradável ou a reciclar papel, por exemplo.

Veja também