jan 02

Conheça a definição de floresta primária e secundária

© Depositphotos.com Floresta primária é aquela que nunca foi tocada, já a secundária é aquela que sofreu grandes alterações pela mão do homem.

Há anos que o ser humano vem utilizando os recursos naturais de forma desenfreada. Felizmente, a natureza sempre acha um meio de sobreviver, mesmo nos piores cenários e mesmo que leve muito tempo para que ela se recupere da devastação. Um exemplo desta capacidade de regeneração está nas florestas secundárias, originárias das florestas primárias.

Floresta primária e secundária: o que são

Floresta primária

Também conhecida como mata virgem ou floresta clímax, a floresta primária é aquela que nunca foi tocada ou que sofreu pouquíssima intervenção do homem, não apresentando alterações em sua estrutura como um todo e em sua população animal e vegetal. Partes de florestas primárias podem ser encontradas em algumas partes da Amazônia.

Floresta secundária

Uma floresta secundária, por sua vez, é aquela que sofreu grandes alterações pela mão do homem, mas conseguiu se regenerar. Um bom exemplo deste tipo de floresta pode ser visto em regiões que sofreram com o desmatamento para a prática da agricultura ou pecuária e, após serem abandonadas, começaram a formar uma nova vegetação.

Este processo de regeneração é bastante lento, levando dezenas de anos para estar completo.

Veja também