fev 19

O que é considerado lixo urbano?

iStock.com / SasinParaksa O lixo urbano é composto pelos resíduos gerados pelas atividades domésticas e comerciais de uma cidade.

Estima-se que cada pessoa produza cerca de 1,3 kg de lixo por dia. Isso quer dizer que dez mil habitantes produzem em torno de 10 toneladas de resíduos. Esse lixo urbano, que resulta da atividade doméstica e comercial das cidades, é formado principalmente por restos de comida, papel, plástico, vidros, metais, pilhas, baterias, medicamentos e eletrônicos.

O destino dado a todo esse lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Isso porque o acúmulo de lixo nos lixões resulta na liberação de gases que contribuem para o efeito estufa e contaminam solo e lençóis freáticos.

Além disso, a má disposição do lixo urbano contribui para problemas como a transmissão de doenças e proliferação insetos e outras pragas. O descarte inadequado do lixo também está associado ao entupimento de bueiros, contribuindo para alagamentos e enchentes.

Como possível solução para o problema do lixo urbano, destaque especial para a redução da produção de lixo, evitando o uso de embalagens desnecessárias e o desperdício. A coleta seletiva é outra solução eficaz, pois encaminha o lixo para a reciclagem e evita o consumo de mais matéria-prima.

A melhor maneira de resolver o problema, entretanto, é a conscientização. Costuma-se apontar como uma medida educadora a política dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Estas três iniciativas, quando juntam as forças da população, das empresas e do governo, podem resultar em uma resolução do problema do lixo urbano.

Veja também