mar 30

Cosméticos vencidos: o que fazer com cremes, esmaltes e aerossóis inservíveis?

© Depositphotos.com / belchonock Cosméticos vencidos podem provocar alergias e irritações graves na pele.

Nesta segunda, 27 de março de 2017, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou Procon uma blitz em mais de 33 salões de beleza de São Paulo, quase todos considerados de alto padrão. Foram encontradas irregularidades em todos os estabelecimentos, sendo que os principais problemas observados nesses locais foram a falta de preço nos serviços e a utilização de produtos vencidos ou sem o prazo de validade.

Alguns dos produtos vencidos que foram encontrados eram esmaltes, shampoos e sprays. O uso desses compostos, além de não fazer mais efeito após o vencimento, pode trazer diversos riscos para a saúde dos clientes, provocando alergias e irritações na pele. Segundo a dermatologista Alessandra Romiti, assim que os produtos perdem a data de validade, eles automaticamente sofrem alteração em sua estrutura química.

Vale lembrar que muitos desses produtos possuem elementos extremamente tóxicos em sua composição, podendo causas graves prejuízos ao consumidor e ao meio ambiente. Por isso, assim que prazo estabelecido pelo fabricante vencer, o produto deve ser descartado imediatamente.

Como descartar cosméticos sem prejudicar o meio ambiente

Quando for identificado algum produto fora da data de validade, é essencial que seja feito o descarte imediato. Para isso, é necessário avaliar qual o tipo de produto e embalagem, de modo a identificar a forma de descarte menos agressiva para o meio ambiente, evitando que as substâncias químicas presentes no produto contaminem o solo e a água. Confira a seguir como descartar itens como cremes, esmaltes e aerossóis:

Cremes

Se o creme tiver uma consistência mais líquida, ele pode ser descartado nos ralos e privadas sem nenhum problema. Já os mais pastosos e sólidos podem ser jogados junto com os resíduos domésticos, no lixo orgânico.

Esmaltes

Os esmaltes possuem uma grande quantidade de produtos químicos e, por isso, precisam de extremo cuidado na hora do descarte. Por ser considerado um resíduo perigoso e contaminante, existem pontos de coleta para esmaltes vencidos ou que estão acabando.

Aerossóis

Por possuir uma alta capacidade inflamável e reativa, extremamente prejudicial ao meio ambiente, esse tipo de embalagem deve ser descartado em locais específicos. Por isso, existem pontos específicos de coleta de aerossóis.

Dica: A Dinâmica Ambiental oferece um processo seguro para descarte de aerossóis como perfumes, colônias e cosméticos em geral. O processo de gestão de cosméticos inservíveis oferece alta sustentabilidade e garante a destinação correta dos resíduos, colaborando com a preservação do meio ambiente.

Veja também