Se você pensa que as pessoas só são afetadas pela radiação quando entram em contato com armamento, usina nuclear ou equipamentos médicos específicos, saiba que todos estamos expostos diariamente a uma pequena quantidade de radiação.
A radioatividade é a capacidade de determinados elementos químicos emitirem radiação, um fenômeno natural ou artificial caracterizado pela transformação nuclear de um elemento. Considerando apenas a radioatividade natural, ela ocorre espontaneamente por meio dos elementos radioativos encontrados na natureza, desde a atmosfera, o solo e os corpos.
Radioatividade nos alimentos
A maior parte da radiação que as pessoas recebem é proveniente de fontes naturais, especialmente alimentos. Os materiais radioativos mais encontrados nesses casos são os isótopos de radônio-226 e potássio-40, sendo que este último é um elemento muito importante para o crescimento das plantas.
Os níveis de radioatividade são extremamente baixos e inofensivos à saúde humana, e não alteram as qualidades nutritivas dos alimentos. Comparativamente, eles são inferiores aos níveis a que somos expostos diariamente por aparelhos celulares.
Conheça alguns alimentos que emitem radioatividade:
Castanha-do-pará
A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40.
A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio. Porém, isso traz altos volumes de selênio e outros minerais importantes para o corpo humano.
Banana
Como a castanha-do-pará, as bananas também produzem pequenas quantidades radônio-226 e potássio-40. O alto teor de potássio na fruta é muito nutritivo, ajudando a combater câimbras.
No caso das bananas, a razão para sua radioatividade está em seu código genético — tanto que o valor de radiação natural de uma banana é usado como unidade de medida informal, chamada Banana Equivalent Dose (BED).
Batata e cenoura
As raízes batata e cenoura também são radioativas devido seu contato direto com o solo. Elas também possuem quantidades de radônio-226 e potássio-40.
Saiba que, mesmo cozinhando esses alimentos, a radioatividade continua presente. Vale lembrar que elas ainda são ricas em antioxidantes protetores.
Carne vermelha
A carne vermelha também apresenta quantidades consideráveis de potássio, além de ser rica em proteínas e ferro.
Nesse caso, a quantidade de gordura saturada oferece maior risco à saúde do que os níveis de radiação.
Feijão
O radônio-226 e o potássio-40 também estão presentes no feijão, sendo uma fonte muito rica de ferro (que é um elemento não radioativo). Vale destacar que o consumo regular de feijão traz muitos benefícios para a saúde.