fev 19

E-ambiente CETESB: a nova medida que prevê “Papel Zero” na gestão de documentos ambientais

anyaberkut / iStock / Getty Images Plus O e-ambiente CETESB é um espaço digital tem como foco reforçar ideias sustentáveis sobre o uso consciente do papel.

A sustentabilidade já é uma realidade para muitas empresas e órgãos públicos. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), por exemplo, começou a usar um novo modelo de gestão de documentos e processos, o e-ambiente CETESB. Trata-se de uma ação que faz parte do projeto Papel Zero, que funciona não só para a companhia, mas para todas as empresas vinculadas ao novo formato.

Por meio desse modelo, nenhuma requisição é feita com papel, mas por meio do formato eletrônico — e todas as agências vinculadas precisam adotar essa ação. O e-ambiente CETESB não apenas reforça a ideia sustentável de usar o papel de maneira consciente, como também estimula a otimização de processos de emissão de documentos e a proteção de dados e digitalização de arquivos. Tudo isso é feito de forma rápida, prática e sem nenhum transtorno.

E-ambiente CETESB: como funciona?

Como o e-ambiente CETESB é totalmente voltado ao espaço digital, as agências também precisam levar as informações ambientais e de levantamento e encaminhamento de resíduos para avisos digitais que são enviados à companhia. O CADRI é a requisição que a empresa deve ter e que pode ser conseguida no Portal de Licenciamento Ambiental, o PLA. As etapas são simples e bem fáceis de realizar:

  • É preciso fazer o cadastro no PLA para que o credenciamento seja reconhecido;
  • Para que a movimentação de resíduos seja autorizada, deve-se acessar a opção dessa ação no portal e em seguida clicar no CADRI. Ao escolher essa opção, todas os campos que aparecerem devem ser preenchidos para que as informações sejam arquivadas no portal e assim promover a geração do boleto para pagamento. Com o pagamento feito, o PLA enviará um link ao e-mail do requerente para dar continuidade ao processo;
  • É necessário um novo cadastro do procurador e clicar na área de suas pendências para incluir toda a documentação solicitada pelo PLA;
  • Feita a revisão, os arquivos devem ser anexados com o mesmo nome dos documentos que foram pedidos da listagem, via e-mail. Caso algo esteja errado, o e-ambiente CETESB reenviará ao procurador todo o cadastro para ser refeito;
  • Uma tarefa ficará visível ao procurador para ser feita, na qual o agente público irá analisar toda a documentação enviada. Se tudo estiver dentro dos conformes, o e-ambiente CETESB reconhecerá e efetivará o cadastro. Em caso negativo, o processo retorna ao procurador para ser refeito.

Um fator importante sobre o e-ambiente CETESB é a necessidade que, tanto os procuradores como os agentes públicos, têm de armazenar os arquivos enviados em alguma mídia exterior — como um pendrive ou um CD-ROM. O tamanho máximo para cada documento não deve passar de 10MB, mas se o tamanho for maior, o requerente poderá dividi-los para que o e-ambiente CETESB não devolva para uma revisão.

À medida em que o sistema for ganhando mais espaço, as agências terão mais familiaridade com os processos ambientais e todas as etapas de licenciamento ambiental, de forma a descartar o modo tradicional com uso de papel. Dessa maneira, a atividade se aperfeiçoa, garante um conceito sustentável com mais força e ainda estimula as equipes a estarem cientes do uso do meio digital para essa e outras atividades importantes.

Veja também