dez 20

Entenda como acontece a reciclagem de pavimento asfáltico

istock.com / ozok A reciclagem de pavimento asfáltico é um processo fundamental para a preservação do meio ambiente.

A reciclagem do pavimento asfáltico consiste na utilização do material presente em asfaltos danificados para que sejam reabilitadas as próprias estradas, utilizando o material para que novas pavimentações possam ser feitas sem a necessidade de extrair e consumir mais matérias-primas.

A grande vantagem da reciclagem do pavimento asfáltico é que todo o material danificado pode ser completamente aproveitado, e o novo pavimento ainda pode receber um reforço extra durante a reciclagem, já que muitas vezes é realizada a aplicação de alguns materiais que funcionam como agentes estabilizadores — em geral, cimento, cal ou espuma de asfalto.

Quais os benefícios da reciclagem de pavimento asfáltico?

A reciclagem do pavimento asfáltico pode representar uma grande ajuda para a preservação do meio ambiente. Isso porque, ao utilizar o material danificado para a realização de uma nova pavimentação, evita-se que o material seja descartado inadequadamente em lixões ou em vias públicas, onde poderia contaminar o meio ambiente com a química de petróleo contida no material da pavimentação.

Além disso, evita-se a utilização de materiais para a produção de novas massas asfálticas, especialmente os metais pesados presentes no petróleo. Desta maneira, a reciclagem contribui também para evitar a retirada de materiais da natureza, configurando mais uma excelente ajuda para a preservação do meio ambiente.

Outro ponto positivo da reciclagem de pavimento asfáltico está na economia que este método pode representar para os cofres públicos, pois o reaproveitamento dos materiais implica em menos processos de extração e produção, além de exigir mão de obra menor para sua aplicação. Com isso, a reciclagem pode ser até 90% mais barata do que a pavimentação tradicional.

Como é feita a reciclagem do pavimento asfáltico?

A reciclagem do pavimento asfáltico pode ser feita de três maneiras diferentes: reciclagem a frio, reciclagem quente ou a reciclagem in situ. A reciclagem in situ é realizada no próprio local onde se encontra o pavimento, enquanto as outras duas são realizadas em usinas que realizam o processo com ou sem o aquecimento.

O método mais utilizado em todo o mundo é a reciclagem in situ. Para este tipo de reciclagem do pavimento asfáltico, é necessário que seja utilizada uma máquina específica, chamada recicladora de asfalto — que tem como função cortar e triturar a camada asfáltica danificada, e em seguida misturá-la e homogeneizá-la, gerando a nova massa asfáltica.

Este tipo de reciclagem pode ser incrementado com a aplicação de materiais conhecidos como agentes estabilizadores — como cal ou cimento. Essas substâncias fazem com que o novo pavimento tenha uma qualidade maior e, consequentemente, uma maior durabilidade.

A reciclagem de pavimento asfáltico in situ, conta com algumas outras máquinas além da recicladora de asfalto: rolos compactadores, motoniveladora e, se for utilizado o cimento para a reciclagem, o espargidor de cimento. Estas máquinas têm como função compactar e nivelar o pavimento para que o asfalto tenha condições de uso, enquanto o espargidor de cimento funciona evitando que se utilize mais ou menos asfalto do que o necessário, o que danificaria o novo asfalto.

Asfalto ecológico

Além da reciclagem do pavimento asfáltico, a produção do chamado asfalto ecológico é outra ação fundamental para conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental. Este é um produto obtido a partir da combinação entre pó de borracha de pneus e ligante asfáltico, o que garante a reciclagem de pneus — que passam por uma trituradora de pneus e borracha e são misturados ao ligante para serem aplicados em ruas, avenidas e estradas.

Veja também