O modo como a sociedade consome e descarta itens, sem se preocupar com a reciclagem ou com o reaproveitamento dos produtos, é extremamente preocupante. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é de que toda a população mundial passe a enfrentar graves problemas ambientais caso não sejam adotadas práticas de consumo sustentável.
Nesse sentido, é essencial que as pessoas estejam atentas aos processos produtivos aplicados pelos fabricantes dos produtos que elas consomem. É necessário, por exemplo, verificar a possibilidade de reciclar determinado item e até mesmo identificar se a empresa respeitou as leis ambientais durante sua fabricação.
Outro detalhe a que os consumidores devem estar atentos é o ciclo de vida do produto (CVP), um conceito que engloba todas as fases que um produto passa desde a extração da matéria-prima até o transporte, produção, consumo e descarte. O CVP é importante para compreender todos os impactos ambientais de determinado ciclo produtivo, bem como identificar possíveis maneiras de reduzir e reverter esses impactos.
Ciclo de vida do produto: consumidor e marcas
Estar atento ao ciclo de vida dos produtos é fundamental para que o consumidor entenda como o ritmo atual de consumo é inviável para a preservação ambiental, promovendo maior consciência sustentável na hora de produzir, comercializar e consumir produtos de maneira geral.
Diversas iniciativas ajudam a formar um cenário mais favorável para a preservação ambiental. Um bom exemplo é a Rede Empresarial Brasileira de Avaliação de Ciclo de Vida, formada por grandes empresas que desejam alertar os consumidores sobre a importância do ciclo de vida do produto dentro da discussão ambiental, além de informar sobre novidades que envolvam a produção, consumo e descarte de produtos.