maio 18

Entenda como funciona todo o processo do ciclo hidrológico

iStock.com / mariaflaya O ciclo hidrológico compreende o processo de transformação da água na natureza.

Mais conhecido como ciclo da água, o ciclo hidrológico diz respeito ao permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado (sólido, líquido ou gasoso) a outro. Este é um movimento infinito e circular, que envolve toda a água disponível no planeta: rios, lagos, oceanos, lençóis freáticos e a transpiração dos seres vivos.

Como funciona o ciclo hidrológico?

O ciclo hidrológico compreende a fase líquida — com lagos, mares e rios —, a fase gasosa (quando ocorre a evaporação da água) e estado sólido dos lagos congelados e geleiras que são encontrados em regiões muito frias do planeta. A melhor forma de entender como o ciclo hidrológico funciona é acompanhando seu caminho:

– A água de rios, mares e oceanos é aquecida pelo sol e evapora, passando do estado líquido para o gasoso;

– Ao entrar em contato com as camadas mais frias da atmosfera, o vapor d’água é condensado, transformando-se em gotículas de água que formam as nuvens;

– Quando essas nuvens acumulam uma quantidade muito grande de água, começa a chover;

– A água da chuva volta à superfície terrestre, abastecendo rios e lagos, alimentando plantas e fornecendo nutrientes para o solo;

– O ciclo hidrológico é reiniciado com a evaporação desta água que caiu em forma de chuva.

Dependendo da temperatura da região, em vez de chuva, a água pode cair em forma de granizo ou neve.

Vale destacar que a água é um importante recurso natural, sendo indispensável para a vida. Mesmo quando consumida por animais ou plantas, o ciclo hidrológico continua atuando. Isso porque todas os seres vivos eliminam água pela transpiração, urina e fezes. Na cadeia alimentar, a água presente em determinado organismo é transferida para seus consumidores.

Veja também