Na cadeia alimentar, os seres vivos são classificados entre produtores (autótrofos, ou seja, que são capazes de produzir seu próprio alimento), consumidores (heterótrofos, que precisam ingerir outros organismos para obter a energia necessária para sobreviver) ou decompositores (capazes de reciclar a matéria orgânica para obter energia).
O que é Produtividade Primária Bruta (PPB)?
A Produtividade Primária Bruta (PPB) corresponde à quantidade total da produção de matéria orgânica em um ecossistema. O cálculo é feito da seguinte forma: PPB = quantidade de matéria orgânica em gramas/período/área ambiental.
A Produtividade Primária Bruta, portanto, refere-se ao total de energia que é sintetizada pelos organismos que ocupam a posição de produtores na cadeia alimentar por meio de dois processos: fotossíntese e quimiossíntese. Este é um conceito que diz respeito aos seres autótrofos, que produzem oxigênio e material orgânico que é disponibilizado são disponibilizados aos seres vivos consumidores.
Para chegar à Produtividade Primária Líquida, é necessário descontar da Produtividade Primária Bruta o total de matéria orgânica que consumida pelos seres vivos da área ambiental pesquisada. Então, temos que: Produtividade Primária Líquida = Produtividade Primária Bruta – matéria orgânica consumida no processo de respiração dos autótrofos (R).
Quais são os fatores de produtividade?
Os fatores que influenciam a produtividade do ecossistema são: água, luz, gás carbônico e os nutrientes disponíveis. Quanto mais luz solar o sistema receber, maior será a produtividade. Sendo assim, em regiões tropicais — onde há mais incidência solar e as temperaturas são mais altas ao longo do ano — a produtividade é superior em relação aos lugares de clima temperado, frio ou polar.
Estima-se que 5% da luz solar seja transformada em Produtividade Primária Bruta. O percentual transformado em Produtividade Primária Líquida varia de 2,5% a 4%. Para a respiração, a planta aproveita de 1% a 5% da energia solar. Estes dados revelam que a luz solar não é o único fator importante para a produtividade: se não existe água no local, como nos desertos, a produtividade é baixa, pois o solo não oferece condições para o desenvolvimento de variadas espécies.