fev 27

Entenda o que é rotulagem ambiental e sua relação com os “produtos verdes”

© Depositphotos.com / nickylarson A rotulagem ambiental mostrar para o consumidor que o produto final está em harmonia com o meio ambiente.

Estabelecida pelo ISO 14020, a rotulagem ambiental tem como principal objetivo trazer informações relevantes para os consumidores, disponibilizando-as nos rótulos dos produtos. A ideia é garantir um consumo consciente e que esteja em harmonia com o meio ambiente e com a preservação ambiental.

Este tipo de rotulagem é bastante vantajoso para as empresas, pois diferencia o produto ou serviço por meio de um aspecto positivo. Essas informações podem ser disponibilizadas por meio de símbolos, marcas, textos ou gráficos.

No mercado ainda existem os chamados produtos verdes, cujo o desempenho ambiental e social é significativamente melhor do que os convencionais. O processo das duas normas está interligado, a única diferença entre elas é que a primeira certifica o produto e a outra, o seu processo produtivo.

No escopo da ISO, existem três tipos de rotulagem ambiental, veja abaixo quais são:

  • Rotulagem Tipo I (NBR ISO 14024) — Programas de Selo Verde;
  • Rotulagem Tipo II (NBR ISO 14021) — Auto Declarações Ambientais;
  • Rotulagem Tipo III (NBR ISO 14025) — inclui avaliações de Ciclo de Vida.

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