abr 10

Entenda o que é sustentabilidade urbana e como pode ser estimulada

© Depositphotos.com / Sarella A sustentabilidade urbana pode ser exemplificada como a reciclagem e o incentivo à coleta seletiva.

A sustentabilidade é um termo que está associado a um conjunto de ações que visam preservar e cuidar do meio ambiente. A construção de cidades e centros urbanos gera uma parcela de desmatamento que, embora seja uma ação necessária para o crescimento da região, causam diversos prejuízos à natureza. A boa notícia é que existem maneiras de compensar esse problema, especialmente por meio da conscientização da população e das empresas.

Não se preocupar com a sustentabilidade, sob a justificativa de que é difícil mudar os hábitos da sociedade, é o mesmo que não se preocupar com o futuro e a preservação do planeta. É claro que mudanças profundas não podem ser conseguidas de um momento para outro, mas é possível mudar pequenas atitudes do dia a dia até que elas evoluam para um novo estilo de vida capaz de beneficiar a todos.

Como a sustentabilidade urbana pode ser estimulada?

Um exemplo prático de sustentabilidade urbana é a reciclagem e o incentivo à coleta seletiva. Além de poupar recursos naturais por meio da reutilização dos recursos, a reciclagem contribui diretamente para a redução da quantidade de lixo gerada, além de favorecer a criação de empregos em empresas especializadas em reciclagem e coleta de materiais.

Nesse sentido, cabe à população se informar a respeitar os horários da passagem do caminhão de coleta seletiva, sempre colocando seu lixo na rua no momento certo e evitando que o material descartado fique exposto por muitas horas e acabe sujeito à ação de chuvas e ventos, que podem espalhar os resíduos e poluir as ruas.

Outras medidas que vem se expandindo são o uso de biocombustíveis e a construção dos chamados edifícios verdes, que são os prédios que obedecem a normas rígidas de preservação de recursos de energia e água. Eles contam com plantas decorativas, áreas em que há plantas e janelas projetadas de forma a aproveitar a iluminação natural do dia pelo maior tempo possível. E quando não for possível, as lâmpadas de LED são uma ótima alternativa para poupar energia.

Qual a importância da sustentabilidade urbana?

Vivemos em uma sociedade imediatista e consumista, e é por isso que o incentivo à sustentabilidade urbana se trona um grande desafio. É por conta disso que, nos últimos anos, os Congressos e Convenções para discutir o tema se tornaram mais frequentes. Há uma série de projetos para que os bens e recursos sejam consumidos de forma consciente e moderada.

É preciso ter em mente que, se apenas utilizarmos indiscriminadamente o que a natureza nos oferece, ela vai se desfalcando até que um dia não terá mais nada a nos oferecer. E dessa forma, nossa vida também seria extinta.

Incentivar a sustentabilidade urbana significa garantir um mundo melhor para nossos filhos e netos, e ensiná-los a agir da mesma forma é deixar um ambiente em que as próximas gerações possam respirar e se desenvolver. Se cada um fizer a sua parte por meio de pequenas mudanças em hábitos cotidianos, não será necessário um grande esforço para que tudo funcione de forma sustentável. O que não pode acontecer é continuarmos colocando nossos interesses acima do bem comum, que é preservar o ambiente em que vivemos e usar seus recursos de forma consciente.

Veja também