nov 18

Entenda o que Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e seu papel em uma empresa

gráfico verde

O Índice de Sustentabilidade Empresarial tem como intuito trazer opções que estimulem as empresas a adotarem práticas sustentáveis em seus processos.

Criado no ano de 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é uma iniciativa desenvolvida pela Bolsa de Valores de São Paulo em parceria com outras instituições, com o objetivo de disponibilizar opções que estimulem as empresas a adotarem práticas sustentáveis em seus processos produtivos.

Para isso, o Índice realiza uma análise comparativa da performance das organizações, avaliando aspectos como eficiência econômica, equilíbrio ecológico e aspectos de cunho social. Os dados apontam a situação financeira e econômica da empresa, sempre considerando sua contribuição ecológica.

O parâmetro da sustentabilidade é de fundamental importância para a realização da avaliação das empresas que estão listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial, dando mais ênfase ainda para a importância da adoção de medidas ambientais pelos empreendimentos que contam com o intuito de se adequarem na iniciativa e no atual contexto de valorização do pensamento sustentável.

Para a empresa, os benefícios de fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial compreendem questões como estímulo para promover inovações e ganho de reputação. Portanto, em um período em que as pautas acerca do meio ambiente cada vez mais ganham destaque, iniciativas como o ISE são cada vez mais importantes.

Imagem: © Depositphotos.com / Faithie

Veja também