mar 07

Entenda o que são serviços ecossistêmicos

© Depositphotos.com / minik29 Serviços ecossistêmicos são definidos como bens ou serviços que a natureza e seus ecossistemas fornecem ao homem e são indispensáveis para sua sobrevivência.

Um ecossistema é um conjunto natural de comunidades que habitam determinada região, abrangendo a vida de animais, plantas e microrganismos, além de diversos elementos não vivos — como como solo, ar e água. O ecossistema é como um organismo vivo, que sofre influência de fatores abióticos (como clima, luminosidade, pressão e vento) e o ideal é que seus organismos interajam harmoniosamente entre si.

Também chamados de serviços ambientais, os serviços ecossistêmicos são os bens ou serviços que a natureza e seus ecossistemas fornecem ao homem e que são indispensáveis para sua sobrevivência, estando associadas principalmente à qualidade de vida e ao bem-estar da sociedade.

Os ecossistemas são responsáveis pela purificação da água e do ar, por amenizar fenômenos climáticos violentos e proteger os ambientes contra desastres naturais. Além disso, os processos ecossistêmicos agem diretamente na decomposição do lixo, manutenção da fertilidade dos solos e ajudam no controle de erosões. Todas essas ações beneficiam, direta ou indiretamente, a sustentabilidade da vida no planeta.

Tipos de serviços ecossistêmicos

Serviços ecossistêmicos de provisão

Esta categoria comtempla todos os materiais que são consumidos pelos animais, especialmente pelo homem. Esses serviços podem ser alimentos, matérias-primas para combustível e para construção, além de água potável e recursos medicinais.

Serviços ecossistêmicos de regulação

Estes serviços são compostos pelas condições reguladoras das condições ambientais. Um exemplo: há um elevado índice de chuvas na Amazônia porque as florestas se concentram na região e condicionam um clima perfeito para essa regulação natural.

Serviços ecossistêmicos culturais

Esta categoria é composta por benefícios que são considerados não-materiais, tais como: turismo ecológico, estudos sobre os processos da natureza, recreação ao ar livre e qualquer tipo de atividade que proporcione o enriquecimento da mente e do corpo.

Serviços ecossistêmicos de suporte

De forma indireta, todos os demais recursos existem por conta deste. Isso porque são os serviços ecossistêmicos de suporte que propiciam a formação de solos e de habitats, permitindo o ciclo de nutrientes e produção de oxigênio. Nela estão englobadas a variedade genética e a biodiversidade local.

Exemplos de serviços ecológicos

  • Imagine, por exemplo, uma cachoeira no meio de uma mata verde. Que tipos de serviços você conseguiria identificar?
  • Rio: água para consumo humano e de animais, autodepuração, peixes, recreação;
  • Solo: há o controle de erosão do local, o filtro de água e abastecimentos de possíveis aquíferos, fertilidade na vegetação local, reciclagem de nutrientes vindos da água;
  • Ecossistema (todo): beleza natural, turismo, habitats diversificados, informações medicinais e biodiversidade local.

Veja também