Os ativos ambientais são gastos e bens direcionados para os processos de eliminação ou redução dos danos ao meio ambiente. Tratam-se, portanto, dos investimentos que uma empresa faz em sustentabilidade e redução dos impactos ambientais de suas ações. Os ativos ambientais podem ser representados na forma de estoques, produtos, peças, tecnologia, pesquisa e qualquer outra ação que pode contribuir para a preservação ambiental.
Ativo e passivo ambiental
O passivo ambiental corresponde ao dever da empresa em compensar os prejuízos e danos ambientais ocasionados por seus processos produtivos e demais atividades. Os ativos ambientais, por sua vez, são investimentos especificamente pensados como métodos sustentáveis e que colaboram para a redução dos níveis de poluição.
Exemplos de ativos ambientais
Ativo imobilizado
Diz respeito à compra de itens que contribuem para a manutenção das atividades da empresa e que foram escolhidos com o intuito de reduzir os danos ambientais.
Estoque
Armazenagem, transporte e distribuição de produtos realizados de forma a controlar ou reduzir os impactos ambientais associados a essas atividades.
Diferido
Despesas relacionadas a pesquisas e reestruturação de processos, com resultados que amenizam os prejuízos ao meio ambiente.