A agricultura sustentável consiste em um método de cultivo que respeita o meio ambiente e contribui para sua preservação sem deixar de ser uma atividade economicamente viável e lucrativa.
Trata-se de um processo que garante a qualidade e capacidade de suprir as necessidades das gerações futuras por meio do cuidado com a terra, a água e o ar. Para que isso seja possível, a agricultura sustentável se utiliza de ações e políticas que visam gerar uma nova cultura de cultivo e consumo.
Conceito de sustentabilidade agrícola
O cultivo agrícola precisa da terra e da água para extrair os sais minerais e se hidratar, assim como da luz do sol para realizar a fotossíntese, formando interruptamente o seu ciclo de vida. Porém, sem que haja renovação, a terra acaba se tornando improdutiva e estéril, por mais que conte com sol e chuva à sua disposição.
Isso acontece porque os nutrientes contidos na terra têm um tempo determinado de existência, podendo ser exauridos com o simples cultivo errado. Para evitar que isso aconteça, é preciso adotar algumas medidas preventivas que visam manter o solo rico e fértil. Como principais medidas para preparar o solo, podemos destacar a diminuição do uso de adubos, a criação de sistemas de captação e reuso da água da chuva, o uso da agricultura orgânica — que não usa adubação química ou pesticidas — e valorização da agricultura familiar.
Ações como essas fazem parte do conceito de agricultura sustentável, uma atividade que é conduzida de modo a causar o mínimo de interferência humana e utilizar o mínimo de químicos.
Exemplos de como funciona a agricultura sustentável
A agricultura sustentável possui muitas definições e correntes teóricas e práticas distintas, tais como: biológica ou orgânica, biodinâmica, natural e permacultura. A biológica é a mais conhecida e faz oposição à agricultura industrializada, uma vez que não utiliza produtos químicos e cuida da manutenção do solo.
A biodinâmica encara a agricultura como organismos interdependentes, dando um foco ainda mais importante à reciclagem, reutilização e preparação das plantas. A natural, por sua vez, foca no mínimo manejo e controle sobre o sistema, deixando com que as plantações se desenvolvam e de acordo com a sua natureza. Já a permacultura é uma estratégia de planejamento da produção que aproveita as condições e recursos naturais.
A agricultura sustentável também tem como base o respeito aos direitos trabalhistas dos profissionais, sem utilização de mão-de-obra escrava ou infantil, assim como o investimento em capacitação profissional.