Produtos ecologicamente corretos – também chamados por produtos verdes – são aqueles que assumem e respeitam o compromisso com o meio ambiente em seus processos de produção. Este é um tipo de produto desenvolvido pensando na preservação ambiental, característica que se reflete também na consciência dos consumidores.
Este compromisso, cada vez mais popular entre empresas e indústrias, busca minimizar os impactos socioambientais causados pelo processo industrial de fabricação e descarte. Empresas que adotam esta linha automaticamente adquirem um grande diferencial, seja por sua postura ética e relação aos bens naturais ou por seu respeito ao seu público consumidor e trabalhador.
© Depositphotos.com / Arcady O selo verde orienta os consumidores sobre os produtos sustentáveis.Segundo a consultoria norte-americana Jacquelyn A. Ottman, especializada em sustentabilidade estratégica, existem quatro pontos a serem considerados para a perfeita adequação do processo industrial para a produção dos produtos verdes: aquisição e processamento da matéria-prima (uso de matérias-primas naturais renováveis ou reaproveitáveis), processos de produção (aplicação de técnicas que visam o reaproveitamento e a reciclagem de materiais sintéticos), distribuição e, por último, uso posterior e descarte.
Alguns exemplos destes produtos são as ecobags, sacolas biodegradáveis e tecidos reciclados. Para identificar estes tipos de produtos é preciso atentar se a empresa produtora possui o selo verde. Atualmente, existem diversas organizações e selos que trabalham na pesquisa e reconhecimento destas empresas e de seus produtos.