Recentemente, no ano de 2011, um forte terremoto de 9 pontos na Escala Richter atingiu o Japão, provocando enormes estragos na Usina Nuclear de Fukushima, o que acabou por se tornar um grande acidente nuclear devido ao vazamento de radiação.
O acidente nuclear na Usina de Fukushima trouxe à tona a questão da segurança e dos perigos provenientes das usinas nucleares e recebeu a classificação 5 no nível da INES (Agência Internacional de Eventos Nucleares).
Na realidade, acidentes nucleares, por mais desastrosos que sejam, não são tão atípicos e, infelizmente, ocorreram e ocorrem até com certa frequência, mesmo com todas as normas de segurança estipuladas pela INES.
Abaixo, separamos alguns dos mais famosos acidentes nucleares de todos os tempos. Acompanhe.
- Chernobyl, Ucrânia, abril de 1986
O maior desastre nuclear civil de todos os tempos deixou mais de vinte e cinco mil mortos, de acordo com estimativas oficiais, contaminando mais de três quartos da Europa e recebendo o nível 7 de classificação (o mais alto em periculosidade).
O combustível nuclear que vazou da usina de Chernobyl queimou ininterruptamente por mais de 10 dias, e liberou na atmosfera radionuclídeos de uma intensidade antes nunca vista. Para efeitos de comparação, a quantidade liberada equivalia a mais de 200 bombas atômicas iguais a lançada em Hiroshima.
- Three Mile Island, Estados Unidos, março de 1979
Devido a uma falha humana, um reator que teria seu resfriamento normal realizado começou a derreter. Como resultado, dejetos radioativos provocaram uma grande contaminação em volta da usina, obrigando mais de 150 mil pessoas a evacuarem as proximidades do local.
O acidente nuclear em Three Mile Island recebeu a classificação 5 da escala INES para eventos nucleares.
- Erwin, Estados Unidos, agosto de 1979
Mais de mil pessoas foram contaminadas devido a um vazamento de urânio em uma instalação nuclear no Tennessee.