jan 04

Como funciona um condomínio sustentável?

iStock.com / Vectoraart Os condomínios sustentáveis são desenvolvidos de maneira a utilizar os recursos naturais de maneira consciente e sustentável.

Com a força de somente uma pessoa, é muito difícil realizar mudanças que realmente contribuam para a sustentabilidade em âmbito global. Em conjunto, porém, é possível realizar importantes ações que levam à preservação da natureza.

Em um condomínio sustentável, por exemplo, construtora e moradores contribuem para a reciclagem do lixo, reutilização da água da chuva e para economia de energia elétrica. Isso porque este é um modelo de condomínio que prioriza soluções em que os recursos naturais são utilizados de maneira sustentável, como a captação de água da chuva para limpeza das áreas comuns.

Além disso, todo o projeto elétrico de um condomínio sustentável é concebido de maneira a gerar economia aos moradores e incentivar menor consumo de maneira geral: a maioria deles é equipada com painéis solares para transformação da energia solar em eletricidade que será utilizada em áreas comuns — como portaria, estacionamento e quadras.

Muitos condomínios sustentáveis ainda contam com os chamados telhados verdes, que utilizam o espaço da cobertura dos prédios para plantar frutas, verduras e legumes que serão consumidos pelos próprios moradores. Para deixar esse espaço ainda mais sustentável, é possível fazer a coleta do lixo orgânico descartado pelos moradores e apostar na produção de adubo.

Qual a importância dos condomínios sustentáveis?

Além de contribuírem diretamente para a preservação do meio ambiente, os condomínios sustentáveis colaboram para a educação ambiental: as medidas adotadas neste tipo de ambiente fazem com que a sustentabilidade esteja presente no dia a dia das pessoas. Os condomínios sustentáveis também amenizam os impactos causados pela construção do próprio condomínio.

Veja também