Com a proposta de ser uma habitação sustentável e que proporciona um estilo de vida saudável, harmônico e próximo à natureza, a ecovila é um tipo de habitação que reduz os impactos dos processos urbanos no meio ambiente. Desde sua construção, a ecovila é projetada para atender às necessidades populacionais sem causar danos à natureza.
A ecovila é uma comunidade alternativa, e seus habitantes precisam se manter unidos e inspirados para viver em grupo. Para que isso aconteça, um conjunto de regras deve ser estabelecido e respeitado, garantindo parâmetros que façam todas as residências cumprirem princípios como realização de tratamento do esgoto, captação de água pluvial, aquecimento solar e inexistência de muros.
Os materiais de construção são adquiridos nas proximidades da ecovila e a mão de obra utilizada para a construção das casas deve ser local. Além disso, deve-se priorizar o uso de materiais reciclados, o que reduz os custos e beneficia o meio ambiente.
Em regiões com temperaturas amenas, as paredes das casas de ecovilas possuem um isolante que mantém a temperatura agradável as janelas são de vidro duplo, minimizando a necessidade de aquecedores.
A arquitetura também deve colaborar para os dias de calor, facilitando a circulação do ar por meio de portas e janelas estrategicamente localizadas. Assim, utiliza-se menos energia para aquecer ou refrescar as residências.
Outras técnicas utilizadas pelas ecovilas são: posicionamento das casas de maneira que possam tirar maior proveito da luminosidade e ventilação naturais, uso de materiais econômicos e a opção por telhados verdes. Com a redução do consumo de eletricidade, água e gás, os impactos das moradias no meio ambiente são menores do que os de casas comuns, melhorando também a qualidade de vida das pessoas.