ago 11

A importância do saneamento ambiental no Brasil

© Depositphotos.com / xuanhuongho O saneamento ambiental é essencial para garantir que a população tenha uma melhor qualidade de vida.

O saneamento ambiental pode ser definido como um conjunto de ações que têm como principal objetivo garantir a qualidade de vida da população por meio do controle ambiental, a fim de evitar doenças e oferecer uma maior higiene social.

Esse serviço de saneamento engloba diversas ações, tais como: coleta de lixo, tratamento de esgoto, fornecimento de água potável, entre outros itens de extrema importância para a infraestrutura das cidades e para o bem-estar das pessoas que habitam o local. Todas essas ações estão previstas dentro da Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007.

Locais que não contam com esse sistema de saneamento estão sujeitos ao desenvolvimento de diversos problemas de ordem socioambiental. São eles: poluição hídrica, contaminação dos alimentos, surgimento de doenças e aumento da taxa de mortalidade — principalmente a infantil.

De acordo algumas pesquisas realizadas pelo Instituto Trata Brasil, mais de 100 milhões de pessoas não têm acesso a tratamento de esgoto, e 35 milhões não tem um tratamento de água adequado, fazendo com que mais de 15 milhões de pessoas morram todos os anos em decorrência desse problema.

Para combater esses números, é essencial que todas as cidades contem com um excelente sistema de saneamento ambiental providenciado pelas autoridades públicas e privadas, pois ele possibilita a redução de casos de doenças infecciosas e da taxa de mortalidade, além de minimizar ou eliminar os impactos ambientais.

Principais benefícios do saneamento ambiental

  • Melhor qualidade de vida para a população;
  • Ambientes mais limpos e sem lixo;
  • Seres vivos protegidos;
  • Tratamento adequado da água e esgoto;
  • Ambientes sem mau cheiro;
  • Diminuição do desperdício e do acúmulo de lixo.

Veja também