fev 21

A importância dos tratamentos especiais do lixo para gerenciamento de resíduos nas cidades

vm / iStock / Getty Images Plus O tratamento especial para o lixo é fundamental para melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente.

O lixo é um dos grandes problemas da sociedade moderna. Isso porque cada vez mais temos novidades e tecnologias que fazem com que as coisas se tornem obsoletas e descartáveis, destacando a importância de adotar medidas adequadas para tratar o lixo.

Tipos de tratamentos do lixo

Os tratamentos do lixo que são realmente eficientes e importantes podem ser divididos em três categorias:

Incineração

Trata-se de um procedimento em que o lixo é queimado, sendo indicado principalmente para materiais infectantes ou que sejam considerados tóxicos para as pessoas e para os animais. É uma alternativa interessante aos aterros sanitários, mas causa poluição do ar.

Reciclagem

Indicada para todos os materiais que podem ser reinseridos na cadeia produtiva — como é o caso do papel, plástico, alumínio e vidro. Para que este processo seja possível, é preciso que a população separe esses resíduos e os mantenha limpos. Vidros e recipientes de plástico devem ser lavados antes de serem descartados, para que possam ser devidamente reciclados.

O principal benefício desse tratamento do lixo é a possibilidade de reutilizar e dar um novo uso a algo que seria simplesmente descartado. Assim, evita-se que a matéria-prima seja buscada novamente na natureza.

Compostagem

Esta é uma alternativa interessante para a reciclagem de lixo orgânico. Isso porque os restos de alimentos, como cascas de frutas e restos de legumes e verduras, podem ser transformados em adubo por meio desse processo. Embora seja mais utilizado na área rural, também pode ser realizado nas grandes cidades, bastando apenas ter um espaço para armazenar os resíduos.

Qual a importância de dar tratamento especial para o lixo?

Basicamente podemos resumir tudo em melhora da qualidade de vida e do meio ambiente. Isso porque, quanto menos resíduos forem descartados em lixões e aterros, menores as chances de contaminação do solo e dos lençóis freáticos — o que mais tarde certamente prejudicaria os seres humanos.

É preciso ter em mente que alguns materiais são compostos por lixo infectante ou podem machucar outras pessoas e animais que estejam mexendo no lixo. Então, se não houver o tratamento adequado, estaríamos causando danos a esse grupo. Além disso, alguns resíduos podem levar milhares (e até mesmo milhões) de anos para se decompor de maneira natural e, devido a ação das chuvas, podem acabar nos rios e oceanos.

Isso significa que uma aparentemente inofensiva garrafa pet (ou qualquer outro elemento reciclável) descartada em qualquer local, sem o devido tratamento, pode não apenas prejudicar o solo como também causar a morte de espécies marinhas.

Veja também