dez 29

Incineração de Documentos: entenda o processo na prática

istock.com / iChip A incineração de documentos é utilizado para destruir completamente papéis com informações importantes.

Em um país tão burocrático como o Brasil, é quase impossível que as empresas não acabem acumulando uma grande quantidade de documentos, comprovantes, recibos, contratos, certidões, demonstrações contábeis, atas de reunião, notas fiscais, registros e títulos. A maioria desses papéis precisa ser guardada por alguns anos, de modo a evitar problemas com órgãos públicos e fiscalizações.

Embora sejam importantes para evitar confusão, quando as soluções digitais servem para armazenar esses documentos ou o prazo para arquivamento expira, esse imenso volume de papel gera um grande problema: o que fazer tudo isso de papel?

Processo de incineração de documentos

Uma vez que os documentos empresariais armazenam dados importantíssimas e confidenciais, é fundamental que seu descarte envolva a realização de procedimentos que evitem que essas informações sejam expostas.

Quando esses papeis perdem a validade por alguma razão, portanto, não basta simplesmente descarta-los como se fossem lixo comum: é preciso tomar providências para que eles sejam eliminados de maneira segura e que garanta a destruição das informações para que nenhuma pessoa com más intenções tenha acesso aos dados.

Para solucionar esta questão, muitas empresas optam pela incineração dos documentos, um processo que submete os papéis a temperaturas elevadas, fazendo com que eles queimem até a destruição completa dos dados armazenados. O problema deste método, entretanto, é que a incineração de documentos está associada à poluição, tendo em vista os resíduos e gases liberados durante a queima do papel.

Em razão disso, a incineração é mais recomendada para o descarte de lixos perigosos como equipamentos e resíduos hospitalares.

Fragmentadora de papel

No caso da destruição de documentos importantes, em vez da incineração, é mais indicado o uso de fragmentadoras de papel — equipamentos que cortam o material em fragmentos mínimos, de modo que seja impossível reunir os pedaços novamente para ter acesso às informações que precisam ser protegidas.

As máquinas oferecidas pela Fragmaq são capazes de destruir diversos tipos de papel, além de cortar materiais como clipes, grampos, CDs, disquetes e cartões magnéticos. A empresa produz linhas indicada para os diversos setores, oferecendo garantia e planejamento para adequação do maquinário ao ambiente. Solicite um orçamento!

Veja também