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O que é mapeamento ambiental e qual o seu papel dentro das empresas?

iStock.com / Rawpixel Ltd O mapeamento ambiental realiza um estudo sobre o ambiente em que a empresa está inserida.

O mapeamento ambiental é o estudo do ambiente no qual uma empresa está inserida. Para isso, o espaço deve ser explorado, tateado e discernido, possibilitando sua compreensão. Esse mapeamento não é feito pela empresa, mas por indivíduos que fazem parte dela – pessoas que ocupam cargos ou posições relacionadas a esse tipo de trabalho.

O mapeamento ambiental pode ser dividido em dois tipos de ambientes. Conheça cada um deles a seguir:

Ambiente geral

Trata-se de um conjunto de condições genéricas e externas à organização, que contribuem para o que ocorre dentro da empresa e para as estratégias e ações que serão adotadas por ela. Também chamado macroambiente, o ambiente geral é formado por variáveis como tecnológicas, políticas, sociais, econômicas, ecológicas e demográficas.

Ambiente de tarefa

Formado por partes relevantes do ambiente ou potencialmente relevantes para a empresa estabelecer e alcançar suas metas, trata-se do contexto ambiental que fornece insumos, recursos e informações como a colocação e distribuição das saídas ou resultados. Ao contrário do ambiente geral, este é constituído de agentes que fazem parte do dia a dia da empresa: fornecedores, clientes, consumidores, usuários, concorrentes e grupos reguladores.

Vale ressaltar que o mapeamento ambiental também abrange os seguintes aspectos: seleção ambiental (natureza dos estímulos, condições da organização e o que está em risco), percepção ambiental (experiências, expectativas, convicções, problemas e o que motiva as empresas e seus indivíduos), consonância e dissonância (afirmação ou negação das percepções, podendo refletir na manutenção do comportamento da organização), limites e fronteiras (aspectos que ajudam a separar a empresa de seu contexto ambiental).

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