As atividades humanas, via de regra, produzem sempre algum tipo de impacto ambiental na natureza, seja na realização das atividades mais simples e corriqueiras do dia a dia, ou, principalmente, no desenvolvimento e na execução de grandes construções.
Principalmente quando falamos em grandes construções ou desenvolvimento e execução de grandes projetos, de antemão já se sabe que alguns custos sociais são inevitáveis, bem como a utilização de alguns recursos ambientais considerados não renováveis.
Dessa forma, as medidas compensatórias podem ser entendidas como sendo as medidas destinadas a compensar os impactos ambientais negativos oriundos do desenvolvimento e da execução de um projeto.
Vale ressaltar que as medidas compensatórias devem ser tomadas pelos responsáveis pela execução de um projeto, e podem ser aplicadas antes, durante e após a execução do mesmo.
Para a realização de medidas compensatórias, é necessário, primeiramente, que se saiba qual foi o tamanho do impacto ambiental causado, no que é chamado de Análise de Impactos Ambientais.
Principais funções da análise de impactos ambientais:
Robe de Cocktai
– Proporcionar um prognóstico do cenário futuro do ambiente durante a operação e implantação do empreendimento.
– Orientar a formulação de medidas mitigadoras, medidas compensatórias e medidas de controle ambiental.
– Garantir a qualidade dos recursos ambientais tanto na implantação como na fase de operação do empreendimento.
– Estabelecer umRobe demoiselle d’honneur rose referencial de modo a permitir uma ponderação entre os benefícios e os custos sociais e ambientais do projeto.
– Prover subsídios para a discussão pública do projeto junto à comunidade, aos atores sociais e também aos órgãos públicos.