dez 27

O que define um projeto autossustentável?

© Depositphotos.com / photoweges Os projetos autossustentáveis tem como intuito a exploração de recursos naturais de mode que não causem impactos negativos ao meio ambiente.

A autossustentabilidade é um conceito que diz respeito à exploração de recursos naturais de maneira que não causem impacto no meio ambiente e deem o tempo que a natureza precisa para se recompor. Projetos autossustentáveis são implementados com o objetivo de oferecer retorno suficiente para sustentar as pessoas envolvidas, sem que seja necessário explorar o meio ambiente ou a mão de obra utilizada.

Quando um projeto tem no seu escopo essas três diretrizes (retorno monetário suficiente, impacto mínimo ao meio ambiente e tempo para recuperação da natureza), ele pode ser considerado autossustentável. Dessa maneira, a atividade realizada no projeto se sustenta sem que seja preciso encontrar outros recursos para mantê-la.

Projetos autossustentáveis ainda não muito pouco aplicados na indústria, uma vez que ela geralmente depende da exploração de recursos não renováveis — o que causa o esgotamento dessa matéria-prima. Mesmo os projetos sustentáveis podem levar ao esgotamento de recursos renováveis se não forem feitos com responsabilidade, evitando o desperdício. Os benefícios desse tipo de projeto vão além do lucro, e geram benefícios para a sociedade como um todo.

Um exemplo de projeto autossustentável pode ser encontrado nos métodos de agricultura familiar autossustentável, que utilizam recursos naturais e aproveitam elementos locais — como água, vento, vegetação nativa, terra e iluminação natural — para plantar diferentes espécies e ainda criar animais. Todos os processos desse tipo de plantação são feitos de maneira sustentável e isso inclui até a irrigação.

Quando o ecossistema é preservado, todo mundo sai ganhando. Isso porque a autossustentabilidade permite que a população viva em locais mais limpos, com maior qualidade de vida, ar puro e com habitantes que sabem a importância do descarte de lixo feito de maneira consciente.

Veja também