A ecotecnologia pode ser entendida como uma ciência aplicada, que integraliza os campos da tecnologia e da ecologia, com o intuito de minimizar, por meio do conhecimento dos ecossistemas e da sociedade, os impactos ambientais.
Assim sendo, podem ser consideradas ecotecnologias todas as técnicas que visam minimizar danos aos ecossistemas e que promovam, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável.
As ecotecnologias buscam reproduzir os processos naturais com o intuito de minimizar os impactos provenientes da ação humana no meio ambiente.
Ao mesmo tempo, uma abordagem holística também é possível dentro do campo das ecotecnologias, independentemente se as técnicas utilizadas sejam simples e baratas, o objetivo é a sua aplicação de forma duradoura e satisfatória.
Assim sendo, analisando as possibilidades do uso da ecotecnologia, podemos ressaltar diferentes práticas, como:
- Desenvolvimento e aplicação da energia solar;
- Desenvolvimento e aplicação da energia eólica;
- Técnicas de bio-construção;
- Técnicas para o aproveitamento da água da chuva;
- Uso de biodigestores;
- Utilização de telhados verdes;
- Uso de biofiltros;
- Desenvolvimento de sistemas para captação e melhor utilização da água;
- Uso de banheiros a seco;
- Desenvolvimento e utilização de produtos naturais;
- Desenvolvimento de tecnologias limpas para veículos, dentre outras.
Atualmente, o conjunto de TAS (Tecnologias Ambientalmente Sustentáveis), homologado na ECO-92, no Rio de Janeiro, também englobam as Ecotecnologias, conforme específica o IBAMA:
“[…] tecnologias ambientalmente saudáveis são aquelas que protegem o meio ambiente, são menos poluentes, usam todos os recursos de forma mais sustentável, reciclam mais seus resíduos e produtos e tratam os dejetos residuais de uma maneira mais aceitável do que as tecnologias que vieram substituir […].”
Pode-se dizer que o desenvolvimento e a aplicação de Ecotecnologias promovem diversos benefícios sociais, econômicos e ambientais à sociedade, sendo o seu fomento uma necessidade crucial para o século XXI.