fev 01

O que pode ser considerado lixo eletrônico e quais são seus principais problemas

© Depositphotos.com / belchonock Muitos lixos eletrônicos são descartados em rios, quintais ou em outros espaços da natureza, porém o que poucos sabem é que eles possuem componentes que podem contaminar as águas e os lençóis freáticos.

É definido como lixo eletrônico qualquer material ou resíduo eletrônico descartável, tais como monitores de computadores, telefones celulares em desuso, baterias gastas, televisores danificados e câmeras fotográficas com defeito. Com o avanço tecnológico, novos materiais e recursos são criados diariamente, fazendo com que muitos outros itens sejam descartados no lixo.

Por não ser um material orgânico, muita gente descarta esses materiais em quintais, rios ou outro espaço da natureza, onde causa diversos problemas. Muitos itens de lixo eletrônico possuem componentes orgânicos como cádmio e chumbo, que podem contaminar águas e lençóis freáticos, além de tornar o solo infértil. Esses produtos também possuem plástico e metais pesados, que apresentam um período de decomposição demorado e danificam o equilíbrio ecológico de áreas verdes.

Quando o descarte do lixo eletrônico é feito erroneamente, a dissolução dos componentes químicos desses materiais pode ocasionar o desenvolvimento de doenças graves, como problemas nos rins, no sistema digestivo, transtornos no sistema nervoso, problemas cerebrais e até ativar agentes cancerígenos.

Para evitar esses problemas, é fundamental que o lixo eletrônico seja descartado corretamente, ou seja: por meio da coleta seletiva deste tipo de material, que encaminham o material para a reciclagem ou empresas especializadas em logística reversa — como a Dinâmica Ambiental.

Veja também