mar 17

Permacultura: o que é e qual sua importância para um futuro sustentável

iStock.com / AlexRaths A permacultura é um sistema de criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Você já ouviu falar em permacultura? Ela surgiu nos anos 1970 como uma nova maneira de pensar práticas agrícolas, e se expandiu para tornar-se um sistema que visa a criação de ambientes humanos que sejam sustentáveis e produtivos, em equilíbrio com a natureza.

A permacultura é uma prática transdisciplinar que abrange a agricultura tradicional e moderna, arquitetura, ciências naturais, economia solidária, entre outros conhecimentos. A ideia principal desta metodologia é planejar, implantar e manter ecossistemas cultivados no campo e em cidades, de modo que eles mantenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais.

Criada pelos ecologistas Bill Mollison e David Holmgren, a permacultura se baseou no modo de vida das comunidades aborígenes australianas, que vivem integradas à natureza.

Há três pilares principais na ética da permacultura. O primeiro é cuidar da terra para que ela se mantenha saudável e os sistemas de vida continuem e se multipliquem. O segundo é cuidar das pessoas, garantindo que elas tenham acesso aos recursos necessários para a sua existência. O último é repartir os excedentes, compartilhando os elementos provenientes dos ecossistemas — inclusive os conhecimentos.

Assim, as plantas, os animais, as construções e a infraestrutura são tratadas como um grande sistema relacionado, e não como elementos isolados. Entre as vantagens está a possibilidade de utilizar a terra sem desperdício, de restaurar as paisagens degradadas e consumir o mínimo de energia.

Veja também