jan 26

Química Verde: 7 exemplos que definem o conceito

© Depositphotos.com / Garsya A química verde tem o intuito de minimizar os danos causados pela poluição e priorizar os processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas.

A química é um setor considerado essencial para a evolução das sociedades e crescimento global, sendo responsável pelo desenvolvimento de diversos produtos considerados essenciais para o ser humano. Apesar de sua importância, a produção dessas mercadorias é responsável por boa parte da poluição lançada dos rios e no meio ambiente.

Para tentar minimizar esses danos ambientais, diversas medidas estão sendo desenvolvidas, com destaque para a química verde — caracterizada pela necessidade de auxiliar no combate à poluição e priorização de processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e geração de substâncias nocivas, beneficiando os recursos naturais que suprem as necessidades atuais e futuras da humanidade.

Outro objetivo da química verde é garantir a qualidade de vida de todo o planeta, pois essa filosofia acredita que devem ser gerados soluções viáveis para eliminar esse grave problema que está acometendo todo o mundo.

Para entender melhor sobre esse termo, separamos alguns exemplos que definem da melhor forma possível o conceito de química verde.

7 exemplos que definem o conceito de Química Verde

  • Redução da produção de resíduos;
  • Incentivo à produção de produtos menos perigosos;
  • Aumento da utilização de fontes renováveis;
  • Busca pela eficiência energética;
  • Utilização de materiais fáceis de serem degradados no meio ambiente;
  • Exploração da prevenção da poluição;
  • Uso de química segura e que colabora com a prevenção de acidentes químicos.

Veja também