O conforto ambiental é um conceito que consiste em dar atenção não apenas com a estética de um ambiente, mas com a comodidade e aconchego que cada cômodo oferece. Conforto ambiental, portanto, está relacionado ao conforto acústico, térmico e visual de uma casa.
Principais focos do conforto ambiental
Conforto ambiental acústico
O conforto ambiental acústico de um ambiente atenua a sonoridade de lugar, trazendo isolamento acústico. Além de deixar o ambiente mais calmo, este tipo de conforto proporciona bem-estar e previne problemas de saúde relacionados à audição.
Conforto ambiental térmico
O conforto ambiental térmico diz respeito à preocupação em tornar um cômodo climatizado, sem estar quente ou frio demais em nenhuma época do ano, mantendo sempre um equilíbrio.
Conforto ambiental visual
Por fim, o conforto ambiental visual é trata diretamente do impacto que a poluição visual causa em nosso dia a dia. Pichações, outdoors em quantidades exorbitantes e outros tipos de acúmulo visual são exemplos simples do que o conforto ambiental visual trata.
Conforto ambiental e sustentabilidade
Assim como as pessoas passaram a se preocupar em estar dentro de construções mais aconchegantes, recorrendo ao conforto ambiental para atingir este objetivo, a necessidade de optar por matérias de nível sustentável também tem ganhado destaque. Atualmente, tanto a engenharia quanto a arquitetura devem considerar não apenas o conforto ambiental, mas a sustentabilidade da construção.