Todas as modificações do meio ambiente, benéficas ou negativas, são consideradas impacto ambiental. Embora a própria natureza seja responsável por algumas dessas alterações, a ação do homem é causadora da maioria delas — sobretudo as negativas.
Os impactos ambientais podem ser urbanos ou rurais. O primeiro está associado ao aumento populacional e ao desenvolvimento e modernização das cidades, sendo seu principal problema a poluição.
iStockphoto.com / ed-line Nas regiões semiáridas e subúmidas secas, a ação humana intensifica os processos de desertificação.Os impactos ambientais rurais, por sua vez, são causados por práticas agropecuárias predatórias e extração de recursos vegetais e hídricos, além da gestão irresponsável de resíduos urbanos. Algumas das consequências são a perda da biodiversidade e a poluição do solo, contaminado com produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes.
Principais impactos ambientais rurais
– Desmatamento: corte de matas originais, para uso do espaço;
– Erosão: perda de solo, por causa de seu uso incorreto. Associado a chuvas e ventos, provoca o soterramento de rios e lagos, comprometendo os recursos hídricos;
– Redução da biodiversidade: desaparecimento de espécies locais, ocasionado pelo desmatamento;
– Esgotamento de recursos hídricos: boa parte da água disponível é consumida pela irrigação;
– Poluição: água, ar e solo comprometidos pelas queimadas, fumaça proveniente de tratores, uso de fertilizantes e defensivos agrícolas e decomposição de restos de cultura;
– Desertificação: o uso inadequado do solo o deixa infértil, criando grandes áreas desertas;
– Geração de resíduos: as fezes animais, geradas por espécies criadas em confinamento, são as principais poluidoras de ambientes rurais.