jul 07

Sinergia ambiental: entenda o que é e como desenvolvê-la

A preocupação com o meio ambiente tem se destacado como uma das prioridades da sociedade atual, o que é justificado pela constatação das diversas alterações climáticas e mudanças drásticas que têm afetado a vida na terra. Para minimizar esses impactos, é fundamental que empresas e a população em geral entendam o conceito de sinergia ambiental e saibam como é possível alcança-la.

O que é sinergia ambiental?

A sinergia ambiental consiste basicamente no equilíbrio ecológico, ou seja: na existência de uma relação harmoniosa entre todos os seres vivos que dividem o mesmo ambiente — o que inclui animais, plantas, fungos, bactérias e todos os demais componentes que formam um ecossistema completo. O ambiente físico também faz parte da sinergia ambiental, seja água, terra, ar ou solo.

Na natureza, a tendência é que os ecossistemas se mantenham equilibrados, e todos os elementos convivem de forma a complementar uns aos outros. O problema é que a interferência do homem, a poluição e o aquecimento global têm interferido diretamente nos ecossistemas, causando desequilíbrios que afetam a sinergia ambiental.

Como solucionar problemas ambientais e alcançar a sinergia ambiental?

O primeiro passo é compreender que qualquer ato ou alteração deve ser feita com cuidado para evitar um problema ainda maior. É preciso acabar com a caça predatória e com ações que levam à poluição de ecossistemas aquáticos, terrestres ou aéreos. Também é preciso buscar formas mais sustentáveis de produção, evitando sempre o desmatamento ou o aumento da existência de espécies em exagero.

Lembre-se: cada um de nós pode fazer sua parte e contribuir para a sinergia ambiental. O consumo consciente, a busca pela sustentabilidade, a diminuição do lixo e o respeito pela natureza são alguns exemplos de ações que podem ser adotadas em seu dia a dia para contribuir com a preservação ambiental e a busca pela sinergia ambiental.

Veja também