set 20

A utilização do gás metano

© Depositphotos.com / mihtiander O metano é um biogás produzido em processos naturais.

O (CH4), popularmente conhecido como metano, é um gás que possui algumas características bastante específicas: é incolor e inodoro, além disso, na água possui baixa solubilidade e, adicionado ar, seu potencial explosivo é bastante alto.

Um dos hidrocarbonetos mais simples que existe, o gás metano é encontrado na atmosfera em uma proporção de 1,7 partículas por milhão (PPM).

Além disso, como sua produção pode ser feita por meio de processos naturais diversos, como, por exemplo, a partir de matéria orgânica, o metano é considerado um biogás, sendo largamente utilizado como fonte de energia.

Veja abaixo algumas formas de produção natural do gás metano:

– Por meio do aquecimento de biomassa anaeróbica;
– Por meio da decomposição do lixo orgânico;
– Através da extração de combustíveis do tipo minerais, especialmente o petróleo;
– Através do metabolismo de algumas bactérias;
– Através do processo digestivo natural de animais herbívoros;
– Em vulcões de lama.

Hoje, já existem diversas aplicações para o gás metano. Um exemplo é a sua utilização como matéria prima para a fabricação de etanol, dióxido de carbono, cloreto de metila, amônia, diclorometano e acetileno.

Atualmente, o gás natural que vem sendo utilizado como combustível alternativo em diversos veículos de transporte, tais como ônibus e caminhões, tem em sua composição um total de 90% de gás metano.

Ao passo em que é uma excelente fonte de energia alternativa, o gás metano é também um grande vilão do meio ambiente, uma vez que contribui ativamente para a formação do efeito estufa e para o aquecimento global.

Há também alguns perigos diretos aos seres humano do contato com o gás metano, principalmente em ambientes de trabalho onde há exposição e contato, pois, caso seja inalado, o gás pode causar parada cardíaca, asfixia, inconsciência e provocar até danos severos no sistema nervoso.

Veja também