Água cinza é o nome dado às águas residuais que são geradas a partir de processos não-industriais e que fazem parte do dia a dia de uma residência — como lavar roupa, lavar a louça e tomar banho. Estima-se que este tipo de água corresponda a aproximadamente 50% a até 80% do total do esgoto residencial, que é composto também por água negra (resíduos líquidos contendo urina e matéria fecal).
A água cinza recebe este nome justamente por conta de sua diferença em relação à água negra, apresentando uma coloração mais suave e contendo menos elementos químicos e tóxicos. A água negra, por sua vez, contém resíduos de produtos de limpeza, fezes e outras substâncias tóxicas, apresentando uma tonalidade mais escura, indo de cinza escuro a preto.
Qual a importância do reuso de águas cinzas?
Com o aumento da preocupação com o meio ambiente e com a possiblidade do esgotamento de toda a água potável do planeta, tem-se buscado alternativas para reutilizar a água cinza, de modo a reduzir este importante recurso natural. Vale destacar que o reuso da água cinza jamais deve abranger a preparação de alimentos ou para ser bebido.
Para que seja possível reutilizar a água cinza nas residências, é preciso fazer algumas mudanças nas estruturas da casa, de modo a implantar sistemas de captação para a água descartada, que é direcionada novamente apenas para os sanitários. Esse sistema deve ser planejado junto com o sistema hídrico normal das casas, pois eles devem funcionar ao mesmo tempo.
Como reaproveitar as águas cinzas em sua casa?
Procure uma empresa especializada
O primeiro passo consiste justamente em procurar por uma empresa que seja especializada em sistema hídrico. Isso porque você irá precisar mudar algumas coisas em sua casa para conseguir captar a água dos banheiros e reutilizá-la. Por isso, uma empresa que saiba fazer esse serviço é fundamental.
Invista em adaptação
Com o sistema instalado, você terá um tempo para conseguir se adaptar. De modo geral, não é difícil, já que o sistema deverá direcionar a água cinza reutilizada para os banheiros e a água limpa potável para a cozinha.
Economize
Não é só porque você tem um sistema de reuso de água cinza que poderá esbanjar água nas outras partes da casa. Lembre-se que o principal objetivo é a economia de água e a conscientização a respeito da importância da gestão de recursos naturais.
Utilize para irrigação
Outra finalidade que você pode dar à água cinza é a irrigação, caso você tenha uma plantação dentro ou perto da sua casa. Nestes casos, é preciso conversar com o engenheiro responsável pelo sistema para encontrar a forma mais fácil de usar a água nos ambientes externos.
Lave carros e a calçada
Essas ações, que geralmente consomem bastante água, também podem ser feitas com a água cinza. Assim, você economiza a água potável e reduz até os gastos mensais com a conta de água.