dez 06

Você sabe o que é gás de xisto?

Flickr.com / PAC 2 O gás de xisto é um gás natural encontrado em rochas sedimentares porosas.

O gás de xisto (também conhecido como “gás não convencional”), é um gás natural encontrado internamente em uma espécie de rocha sedimentar porosa.

Com relação às suas qualidades, o gás de xisto é praticamente o mesmo que o gás tradicional derivado do petróleo, que tanto utilizamos nas mais variadas atividades e funções cotidianas.

Todavia, seu grande benefício está em sua forma de produção, uma vez que ele se encontra comprimido em pequenos pedaços dentro das rochas. Dessa forma, para sua retirada, se faz necessária a utilização de pressão hidráulica para que pequenas fraturas na rocha sejam criadas, num processo denominado “fraturamento”.

A partir do processo de fraturamento realizado no interior da rocha, pode-se então coletar o gás de xisto. Vale ressaltar que o processo de fraturamento, que embora pareça simples e de fácil realização, necessita, na realidade, de uma avançada tecnologia, utilizada tanto para perfurar como para estimular as zonas da rocha que englobam o gás.

Muito embora a tecnologia empregada para retirada do gás de xisto seja de fato dispendiosa, atualmente ela já não representa tantos custos, uma vez que há uma grande demanda de mercado para o gás de xisto.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a utilização do gás de xisto é feita de maneira incessante, tanto que, hoje, esse gás já chega a suprir em torno de um quarto das necessidades energéticas do país.

Principais aplicações do gás de xisto:

  • aquecimento de casas;
  •  geração de eletricidade;
  • diversas aplicações em fábricas e indústrias.

Ainda que o gás de xisto represente uma possibilidade energética para muitos outros países além dos Estados Unidos, a realidade é que há ainda a questão da modificação da matriz energética para sua ampla utilização, ou seja, a adaptação de toda a infraestrutura atual e seus consequentes custos operacionais.

Há ainda pesquisadores e ambientalistas que alegam que a extração em larga escala do gás de xisto pode vir a causar diversos problemas ambientais, como, por exemplo, a contaminação dos lençóis freáticos.

Todavia, vale ressaltar que esse possível risco, contudo, não é inferior aos riscos de extração e produção convencional em mar, onde também há possibilidade de vazamentos.

Veja também

Whatsapp

Fale por Whatsapp