out 10

Rhodia lança fibra têxtil que reduz os impactos do microplástico nos oceanos

Seguindo a tendência global da crescente demanda de mercado por mais produtos têxteis sustentáveis, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, desenvolveu a primeira fibra têxtil com decomposição acelerada em ambiente marinho. A nova poliamida têxtil reduzirá os impactos nos oceanos em aproximadamente 40 vezes em relação à fibra tradicional.

Com a inovação da fibra, os microplásticos gerados na lavagem das roupas, e que chegam aos oceanos pelo descarte inadequado, atingem 90% de decomposição em cerca de 4 anos. A novidade, chamada de Amni Soul Eco®, mantém sua característica original de primeira poliamida de decomposição acelerada em aterros sanitários do mundo. 

O setor têxtil tem três principais desafios em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade:  os recursos, o processo produtivo e o descarte. A Rhodia já conta com alternativas sustentáveis no processo produtivo, com o uso de fontes de energia mais limpas, circuitos fechados e zero emissão de efluentes para o meio ambiente em sua unidade industrial de Santo André (SP).  

“As marcas e nossos clientes estão buscando, cada vez mais, criar produtos que agreguem valor e que reduzam o impacto no meio ambiente. Agora Amni Soul Eco® traz uma pegada sustentável não só em seu processo de produção e no descarte, como na primeira versão, mas também minimizando o impacto durante o seu tempo de uso pelos consumidores”, explica Antônio Leite, Vice-Presidente Global de Fenol e Derivados, Solventes Oxigenados, Poliamida e Fibras do Grupo Solvay.  

Os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento consumiram três anos e, com o lançamento do Amni Soul Eco®, as fibras sustentáveis passam a responder por 30% do portfólio de produtos têxteis da Solvay. Em três anos, essa fatia deve chegar a 50%.

A Rhodia, que tem como meta alcançar 100% de neutralização de CO2 nos próximos anos, tem adotado outras iniciativas no sentido de ampliar a sustentabilidade. Uma delas foi a instalação de uma unidade de reciclagem química dos chamados “restos de produção” de polímeros têxteis, que são recuperados e voltam para as linhas de fabricação e se tornam novos produtos. Outra iniciativa relacionada à economia circular foi a decisão de retirar logomarcas das embalagens das bobinas e copos de fios enviados aos clientes, permitindo seu uso por mais vezes. Para conhecer os compromissos da empresa com o meio ambiente, acesse a página Solvay One Planet.

Fontes: Rhodia | Abit | Valor


Veja também