Apenas cerca de 24% do óleo lubrificante utilizado no país é reciclado, além disso o seu reaproveitamento ou refinamento permite que o produto seja transformado em óleos básicos e novamente ser reutilizado como matéria prima.
O óleo lubrificante é um dos poucos derivados de petróleo que não tem sua procedência totalmente consumida, porém o seu uso contribui para uma contínua degradação ambiental e a cada troca, sempre resta um pequeno volume capaz de provocar sérios danos a natureza.
Então, como reciclar o óleo lubrificante?
O óleo lubrificante é considerado um produto nocivo à saúde e ao meio ambiente, para descartá-lo de forma correta basta levar os restos de resíduos em locais apropriados que reciclam o óleo transformando-o podendo ser utilizado para diversos fins, economizando recursos naturais, gerando economia e além de tudo preservando o meio ambiente.
A lei do CONAMA Nº362/05 determina que cada setor produtivo do resíduo seja totalmente responsável quanto ao recolhimento e coleta, além da destinação correta do óleo lubrificante para o refino.
Para saber mais sobre as formas de descarte e postos de reciclagem entre em contato com o SINDIRREFINO, através do site www.sindirrefino.org.br