ago 10

Aproveitamento energético: lixo vira fonte de energia

O grande volume de lixo produzido diariamente nas grandes cidades é, atualmente, uma das principais preocupações das políticas públicas. Entre as soluções para combater esse problema está o aproveitamento energético do biogás, feito através do tratamento de resíduos sólidos.

Depositphotos.com/sergioz O lixo descartado em aterros pode ser reaproveitado na produção de biogás.

O biogás é formado pela decomposição de matéria orgânica (alimentos), e sua composição – metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) – tem potencial de aquecimento global 20 vezes maior do que o gás carbônico. Para controlar o seu aumento, os aterros sanitários fazem a captação correta do gás para convertê-lo em energia renovável.

Na geração de biogás para aproveitamento energético, o lixo é depositado em um terreno específico e coberto com camadas do próprio solo. Após esse processo, o gás é captado por uma tubulação especial e a partir da sua queima, é gerado calor necessário para movimentar os turbogeradores e transformar o lixo em energia.

O processo é recente e algumas pesquisas mostram que a conversão do biogás em energia ainda é pouco eficiente. Outra desvantagem está no risco de explosão e vazamento de chorume, líquido que resulta da decomposição de resíduos orgânicos. Apesar desses dados, o aproveitamento energético colabora no reaproveitamento de recursos renováveis e é um investimento importante para a preservação do meio ambiente.

Veja também