jul 07

A importância da sustentabilidade na indústria

Grande responsável pelo desenvolvimento urbano das grandes metrópoles e da sociedade de consumo, a indústria também é uma das maiores vilãs da poluição mundial. Isso porque as fábricas jogam na atmosfera uma quantidade incalculável de gases e resíduos, o que é muito prejudicial ao meio ambiente.

Por conta disso, é fundamental que a indústria crie políticas de sustentabilidade ambiental, seja incentivando o racionamento de água e energia em sua rotina de produção ou investindo no uso consciente de matéria-prima.

Desde os anos 90, o setor industrial vem discutindo maneiras de controlar a emissão de gases e resíduos sem afetar a produção em grande escala. De lá para cá, o mundo já presenciou a Eco 92, Protocolo de Kyoto e diversas outras tentativas de promover a sustentabilidade na indústria. No Brasil, o ISO 14000 orienta e regulamenta a obtenção dos Certificados de Gestão Ambiental às empresas que mantêm seus processos dentro dos níveis de emissão de gases e resíduos dentro do estabelecido pelo governo federal.

Ainda em terras brasileiras, o segmento  de máquinas e equipamentos é um dos destaques na aplicação de métodos sustentáveis na indústria. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), mais de 90% das empresas deste setor possuem políticas bem definidas para minimizar o impacto ambiental de seus processos. Ainda há o programa Carbono Zero, que incentiva medidas para redução de gás carbônico que é despejado na atmosfera.

Como tornar o setor industrial mais sustentável?
Uma das principais e mais simples medidas para promover a sustentabilidade na indústria está na manutenção periódica de grandes máquinas e equipamentos. Assim, o consumo de energia é equilibrado e controlado.

O correto descarte de lixo também é fundamental. Resíduos sólidos, por exemplo, devem ser reciclados, tratados ou depositados em locais específicos. Além disso, a reutilização de embalagens, copos plásticos, papéis deve ser incentivada para promover a sustentabilidade industrial.

Vale destacar que as políticas de sustentabilidade também contribuem para a imagem das empresas, uma vez que o público começa a associar a marca às questões ambientais e de consciência coletiva. Vale a pena investir.

Veja também